sábado, 31 de maio de 2008

Sabores do Mar - Peniche em grande.




Caros Munícipes e Visitantes,

Eis que chegámos à 9ª edição do “Festival Sabores do Mar”. Este evento, imagem de marca do concelho de Peniche e da Região Oeste, assenta na crescente valorização, qualificação e promoção da gastronomia local, baseada no seu maior recurso - o Mar. No entanto, o Mar é muito mais do que meros sabores que nos adoçam o paladar. Mar é todo um potencial que urge definitivamente ser aproveitado através de práticas sustentáveis, para que sejam criadas condições para a geração e distribuição de riqueza, num concelho que se quer de futuro e com futuro. É nesse sentido que o “Festival Sabores do Mar” tende cada vez mais a ser uma oportunidade para a divulgação de outros saberes, de outras actividades económicas, relacionadas directa ou indirectamente com o Mar.
O êxito da edição 2008 do Festival Sabores do Mar está garantido à partida. Um forte cartaz de animação cultural, com concertos musicais de qualidade e vários espaços exposicionais e um vasto conjunto de iniciativas desportivas, das quais se destacam a XXV edição do Triatlo de Peniche, a 1ª etapa do Campeonato Nacional de Futebol de Praia e a inédita travessia a nado Farilhões – Peniche, e a mostra de Artesanato local, serão certamente o garante do sucesso.
Quanto aos Saberes dos Sabores do Mar, a II Convenção “Sou de Peniche”, será novamente o momento adequado para todos aqueles que, de algum modo sintam um sentimento de pertença por Peniche, o traduzam em sentimento de responsabilidade. Sou de Peniche, pretende ser um fórum de discussão aberto a todos e a todas que tenham por objectivo contribuir, com as suas ideias e/ou projectos, para o desenvolvimento de Peniche. As ameaças e as oportunidades do Mar nas suas múltiplas vertentes, será certamente um dos temas em debate na “Tertúlia do Mar”, que reunirá num ambiente informal e aberto, diversas individualidades nacionais das mais diferentes áreas de conhecimento. A “Tertúlia do Mar” contribuirá para dinamização da Estratégia Nacional para o Mar, sendo resultado do recém-criado “Fórum Permanente para os Assuntos do Mar”.

O 9º Festival Sabores do Mar terá um espaço reservado à “Berlenga – Maravilha da Natureza”. Para além das actividades que aí serão desenvolvidas (Travessia de Kayak, Travessia a Nado), irá estar patente ao público durante o festival, no edifício do Instituto de Socorros a Naúfragos, uma exposição de fotografia subaquática. Com esta mostra fotográfica, pretende-se divulgar o potencial imenso das Berlengas enquanto local de mergulho, assim como o seu valioso património natural.

A finalizar, quero deixar aqui um voto de agradecimento e reconhecimento a todos aqueles que tornaram possível a realização de mais um Festival Sabores do Mar - organização, empresas patrocinadoras e entidades colaboradoras, e a todos aqueles que em boa hora decidiram visitar Peniche e saborear o que de melhor temos para oferecer – o Mar.

Um abraço para todos e para todas,

O Presidente da Câmara Municipal de Peniche

António José Correia
(presidente@cm-peniche.pt)


Há ironias nesta vida. Muitas.

Estamos contentes pelo esforço levado a cabo pela Presidência da Câmara Municipal de Peniche na promoção da Cidade e por iniciativas como a “Semana Gastronómica de Peniche” e todos os eventos associados. E louvamos o mesmo pois pode ser sinónimo de desenvolvimento local e regional e ajudar a pôr o nome de Peniche no mapa, por bons motivos.

Quis o acaso que um dos elementos do GD Costa Brava exerça a profissão de jornalista e faça parte da base de dados da agência de comunicação contratada pela CMP, para o mesmo estar a par das acções de comunicação e marketing levadas a cabo pela autarquia. O mesmo jornalista trabalha uma área completamente diferente e que não está relacionada com o turismo, desenvolvimento regional ou qualquer outra afim.

Quer o mesmo jornalista que o nosso blogue seja também um meio de divulgação de tão importante iniciativa e, mesmo não tendo a audiência do Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Expresso, TVI, SIC, RTP, Google, Sapo ou Yahoo, sempre vai tendo alguma audiência, a nível global, podendo levar tão importantes novas às quatro partes do mundo.

Seguem então, na íntegra, os comunicados de imprensa recebidos, pedindo desculpa pelo atraso pois alguns eventos já ocorreram. Mas quem não soube ou não sabe pode ficar a saber.

1º comunicado recebido em 12-05-2008 às 16:52 CET

“Semana gastronómica no Porto de 14 a 18 de Maio

Peniche invade Invicta

Porto. É já nos próximos dias 14 a 18 de Maio que se realiza a Semana Gastronómica de Peniche, organizada na Invicta pelo município da Zona Centro e pelo restaurante D. Tonho.

Palco frequente de outras apresentações gastronómicas, o D. Tonho vai possibilitar apreciar os melhores sabores do mar e da Região Oeste e conhecer um pouco mais sobre a cultura, tradição e modernidade de Peniche, divulgando este destino turístico noutros mercados nacionais.

A anteceder a “Semana Gastronómica de Peniche”, decorrerá amanhã, às 13h00, uma conferência de imprensa no D. Tonho onde será apresentado o programa da semana gastronómica. Para além da animação musical com o Grupo Musical Miosótis, no dia 16 de Maio, e da actuação do Rancho Folclórico “As Lavadeiras” de Bolhos, no dia 17 de Maio, irão estar patentes ao público exposições relativas à “Berlenga – Maravilha da Natureza”, a “Peniche – Capital da Onda”, e ao artesanato local com a participação de uma rendilheira.

Aproveitando a presença de Peniche na cidade do Porto, será apresentado publicamente a edição 2008 do “Festival Sabores do Mar”. O 9º Festival Sabores do Mar decorrerá entre os dias 6 e 15 de Junho de 2008 e manterá o figurino de sucesso adoptado nas duas últimas edições. Para além da promoção da gastronomia e artesanato local, a edição de 2008 possuirá um conjunto de iniciativas muito diverso e de qualidade garantida. O certame contará com a organização conjunta da Câmara Municipal de Peniche, Região de Turismo do Oeste, Associação para o Desenvolvimento de Peniche e Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Concelho de Peniche.

Situado em pleno coração do Centro Histórico do Porto, na Muralha Medieval da cidade, o D. Tonho ocupa parte de prédios que remontam aos séculos XVI, XVII e XVIII. Este conjunto que foi classificado como Património Mundial, pela UNESCO, estende-se sobre o rio Douro, desfrutando de uma vista deslumbrante e de um ambiente único.

O D. Tonho, ex-libris do Porto, é uma sala de visitas da cidade sendo frequentado por empresários, políticos e pessoas ligadas à cultura nacional e estrangeira e turistas que afluem à região Norte do país, sendo uma excelente oportunidade para divulgar o destino turístico Peniche noutros mercados nacionais e internacionais.”



2º comunicado recebido em 26-05-2008 às 15:37 CET


“"Capital da Onda" acolhe travessia arriscada de 24 km - "Sabores do Mar", em Peniche, de 6 a 15 de Junho

A 9ª edição do Festival “Sabores do Mar”, em Peniche, vai fazer da cidade a ‘capital da onda’. Também “pátria do triatlo”, Peniche será palco, de 6 a 15 de Junho, de mostras de gastronomia, artesanato, animação, outros desportos e cultura.

Quinze milhas, o equivalente a 24 quilómetros, é quanto vão ter de nadar Nuno Vicente e Miguel Arrobas, ousando desafiar as ondas e o perigo do mar de Peniche no domingo, 8 de Junho, com passagem obrigatória pelas Berlengas. A travessia tem partida marcada dos Farilhões, às 11h, e chegada prevista para as 17h.

Assim designada por ‘capital da onda’, a cidade de Peniche acolherá outros eventos importantes, como regatas de veleiros e caiaques; o Campeonato de Futebol de Praia, no Baleal, na sexta-feira, dia 6 (das 16 às 20h), e no domingo dia 8 (das 11 às 12h, e das 15 às 19h); a parada de piratas pela cidade; uma prova de Triatlo Escolar (na quarta-feira, dia 11, às 15h30, na Praia do Quebrado); e a 25ª edição do Triatlo “Cidade de Peniche” (no sábado, dia 14, a partir das 15h), em homenagem exactamente à localidade onde esta modalidade nasceu em Portugal, há quase 25 anos.

Esta comunhão entre o mar e a terra, os sabores e a aventura, resulta da iniciativa da Câmara Municipal de Peniche em conjunto com entidades como a Região de Turismo do Oeste, a Associação para o Desenvolvimento de Peniche e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Concelho de Peniche.

A música também será um prato forte do IX Festival “Sabores do Mar”, com três concertos marcados para a Ribeira Velha: Jorge Palma no sábado, 7, às 23h30; Beto na sexta, 13, às 23h; e os Blasted Mechanism no sábado, 14, às 22h30, com a primeira parte a cargos dos Dapunksportif. O Campo da República também será palco da música popular portuguesa, com a actuação dos Xaile, na sexta, dia 6, às 22h.

A apresentação do certame é dia 29 de Maio, ao meio-dia, no edifício do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) de Peniche.”



O terceiro email chegou no dia 28 de Maio de 2008 às 17:26 CET

Este documento demonstra bem os esforços da Autarquia, na divulgação do "Sabores do Mar" e em dar a conhecer o outro lado deste festival. Foca a vitalidade económica e turística, o desenvolvimento sustentado, os programas para a fixação da população, e os vários projectos que se pretendem fomentar, nomeadamente junto da juventude, para os próximos anos no concelho de Peniche.

A nível estratégico e de desenvolvimento, refere aspectos como:
- Novos desígnios da gestão autárquica - a procura da sustentabilidade ambiental; a Berlenga enquanto laboratório da sustentabilidade.
- Novas marcas - Peniche “Capital da Onda” (desportos de deslize nas ondas; energia das ondas, turismo náutico).

Dá ainda a conhecer que por detrás da nona edição do festival "Sabores do Mar" está um forte investimento nacional e estrangeiro através da Associação Comercial, Industrial e de serviços do Concelho de Peniche, está a Região de Turismo do Oeste a Associação para o Desenvolvimento de Peniche e a Câmara Municipal de Peniche.

Em termos desportivos e lúdicos adianta que, para além do renascer da natação em águas abertas, através da travessia de 24 km, com Nuno Vicente e Miguel Arrobas, os quais partem dos Farilhões até Peniche, no dia 8 de Junho, o festival de Peniche acolherá outros eventos importantes, tais como:
- Regatas de veleiros e caiaques;
- Campeonato de Futebol de Praia;
- Parada de piratas pela cidade;
- Prova de Triatlo escolar
- 25ª edição do Triatlo "Cidade Peniche" em homenagem à cidade onde esta modalidade nasceu em Portugal, há quase 25 anos.
- Concertos de: Jorge Palma, Beto e Blasted Mechanism;
- Gastronomia e animação, etc.

A apresentação do certame foi na quinta-feira, dia 29, ao meio-dia, no edifício do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) de Peniche.”

Por motivos de agenda o jornalista não pôde estar presente.



Após um historial de três reuniões, com a Vice-Presidência e Vereação da Educação, Cultura, Desporto e Juventude, o Presidente da Câmara de Peniche e o jornalista têm o seus nomes numa mesma página de um protocolo, proposto pela autarquia e aceite pelo clube, apenas com uma pequena ressalva. Está para assinar pelas presidências da CMP e do GD Costa Brava, para a formação da Escola de Atletismo Costa Brava, desde 18 de Março de 2008. Actualmente esta “Escola”, completamente abandonada pela CMP, conta com 14 jovens (sete rapazes e sete raparigas), dos 8 aos 15 anos, que continuam a “estudar e a aprender”.

Depois daquela data apenas o silêncio por parte da CMP. O que não deixa de ser estranho por parte de quem tem o desporto, a juventude e o futuro como bandeiras.

Quer o jornalista dizer que adora triatlo e que, como o Presidente da Câmara de Peniche, foi um dos pioneiros do triatlo em Portugal no dia 15 de Agosto de 1984.

Quer o jornalista dizer ainda que o Atletismo é a principal modalidade olímpica e que o Atletismo não é só corrida. E que Peniche não tem apenas Mar. Também tem Terra.

Francisco Casimiro D. Santos

domingo, 25 de maio de 2008

Parabéns Adão.




Carlos Adão faz 57 anos

Tem o palmarés mais longo e um dos mais ricos entre os atletas de Peniche e está ausente das corridas já há algum tempo. Queremos que o nosso companheiro Carlos Adão ganhe mais esta corrida muito rapidamente e volte para o pelotão de todos os dias.

O Atletismo de Peniche precisa do Careca.Um grande abraço de todo o GD Costa Brava e votos de recuperação rápida. Parabéns amigo e que contes muitos!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Campanha Viva o Atletismo 2008.











Atleta Completo Nacional

É uma posição modesta. O Grupo Desportivo Costa Brava obteve a 134ª posição na classificação de Clubes no Atleta Completo, entre 164 Clubes classificados, segundo a pontuação divulgada pela Federação Portuguesa de Atletismo.

Para os 3.926 pontos contribuíram os atletas Iniciados Sara Alexandre Rodrigues e Bruno Gomes Piaça, já que contam os dois melhores elementos em cada categoria. A Sara foi quarta na categoria feminina, no Distrital realizado no Estádio Municipal da Marinha Grande, (com Daniela Teodoro e Diana Martins a obterem a 18ª e a 23ª posições, respectivamente, na mesma categoria) e o Bruno foi décimo quinto nos rapazes. O GD Costa Brava só esteve presente em duas das seis categorias que fazem parte desta competição.

Muito interessante é a análise dos Clubes classificados, com o destaque a ir para os dois primeiros classificados, Juventude Vidigalense e ACDR Arneirense, ambos da Associação de Leiria. O GD Costa Brava foi o nono Clube desta Associação, onde há a salientar ainda a 11ª posição da geral do CA Marinha Grande e o 18º lugar do Bairro dos Anjos.

Entre os grandes do desporto em Portugal o melhor classificado foi o Futebol Clube do Porto no sexto lugar. O CF Belenenses foi 16º. Os dois grandes de Lisboa ficaram no 30º, o Sport Lisboa e Benfica, e no 73º, o Sporting CP. O Sporting Clube de Braga ficou no 47º lugar. O Vitória Futebol Clube (Setúbal) obteve a 128ª posição.

É interessante observar que há muitas Escolas classificadas, mesmo em posições de relevo.

O que conseguimos foi pouco, mas era inimaginável há nove meses atrás. Foi conseguido sobretudo com o esforço dos quatro jovens atletas envolvidos na competição e com o muito trabalho, totalmente voluntário, de Horácio Alexandre.

E os outros agentes?

Desde o início de todo este processo, em Setembro de 2007, que o GD Costa Brava quis envolver a Câmara Municipal de Peniche e as Escolas. Estas tiveram comportamentos bem diferenciados, com a Escola Dom Luís de Ataíde a faltar à reunião e a estar sempre bem ausente, ao longo destes meses, mesmo tendo o maior número de alunos entre os nossos jovens. Esses professores deveriam saber que, para além dos direitos, bem defendidos em manifestações, também há deveres para com a sociedade e que as infra-estruturas e equipamentos existem para serem utilizados em proveito dessa mesma sociedade. As duas outras Escolas (Secundária de Peniche e Agrupamento Vertical de Escolas de Peniche) foram sempre muito colaborativas. Com o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia o contacto resumiu-se à reunião inicial.

A CMP foi protelando, reunindo, protelando, protelando, protelando, reunindo, protelando, protelando, protelando, reunindo, protelando, protelando, protelando... Desculpem se me repito mas é mesmo assim.

Algumas empresas locais, que têm presença regional ou nacional contactadas, por carta, para possíveis parcerias, nem se dignaram responder. Não sabem o que é civilidade e educação. Além de que não saberem que algum do lucro que obtêm, após a riqueza que geram, mesmo que seja uma parcela muito pequenina deve voltar à sociedade que lhes permite obter essa riqueza e esse lucro. Para isso existe a lei do mecenato seja cultural, ambiental, desportivo e educacional, que foi sempre citado nas cartas. Mas há outras prioridades como mais uma vivenda em local paradisíaco, uma viagem de sonho ao Brasil ou à Tailândia ou o último modelo topo de gama da Mercedes.

A última palavra vai para a ADAL (Associação Distrital de Atletismo de Leiria) que foi sempre inexcedível no apoio que nos prestou e a quem também devemos o balanço possível do final da época, que vai ser certamente positivo e muito além das perspectivas iniciais, quando pusermos tudo preto no branco.

Francisco Casimiro D. Santos

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Parabéns José Maria.


José Maria Neto faz 12 anos

O Zé é um verdadeiro rapaz que fica de castigo, não podendo, por vezes, treinar ténis e atletismo. As razões não interessam desde que o castigo sirva de emenda e os erros de rapaz não voltem a ser repetidos.

Ainda no seu primeiro ano da categoria de infantil, o Zé vem demonstrando uma particular apetência para a prática do atletismo apresentando progressos de forma sustentada e gradual.

Um grande abraço de todo o Costa Brava, com votos de muita felicidade, tino, sucessos escolares e atléticos, sem deixar de ser rapaz! Parabéns!

domingo, 18 de maio de 2008

17 de Maio. Parabéns Ana Rita.


Ana Rita Santos faz 12 anos

Alegria e boa disposição são características desta nossa jovem atleta que ontem completou uma dúzia de anos.

A Rita está sempre com uma alegria contagiante e encara cada tarefa com a maior das naturalidades, mesmo que seja difícil como o salto em altura ou a passagem de barreiras.

Um beijo de todo o Costa Brava, com votos de muita felicidade, sucessos escolares e atléticos. Parabéns!

PS: Este post relativo ao aniversário da Rita devia ter entrado como todos os outros na data certa do seu aniversário. Infelizmente, não me foi possível colocá-lo ontem. Por esse motivo, deixo aqui as minhas desculpas e a promessa de no próximo ano fazer bem melhor. Será bom sinal: A Ana Rita continuará conosco e eu também.

Aqui fica um abraço muito especial com toda a amizade:

Leandro.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Domingo, 11 de Maio na Barreira






De volta à estrada no 18º Grande Prémio da Barreira

Um perfil invulgar e que faz juz ao nome da localidade marca este Grande Prémio. A partida e a meta são coincidentes e ora se sobe ora se desce, com poucas partes do percurso verdadeiramente planas. Na memória, além deste perfil, fica a amabilidade dos anfitriões, com destaque para o Sr. Jorge Agostinho.

Neste momento da época temos dois elementos em boa forma, mas boa parte da equipa sénior e veterana apresenta-se em condição precária. Mesmo assim a equipa obteve o quinto lugar colectivo, entre as 17 equipas classificadas, graças a esses dois elementos. Júlio Marques obteve o 12º lugar da geral, sendo o 8º sénior. Já Carlos Correia foi o 15º na meta, classificando-se na nona posição na categoria sénior. Completaram a equipa Horácio Alexandre e Leandro Ribeiro, no 37º e 66º lugar, respectivamente. Mais tarde chegou Francisco Santos no 101º posto.

A 18ª edição desta corrida teve Alberto Maravilha como vencedor absoluto, com a vitória colectiva a pertencer ao Clube de Atletismo da Barreira, a equipa da casa.

No final houve um almoço, com a ementa composta de sopa, sandes de porco no espeto, fruta e bebidas. Tudo funcionou, com uma organização quase perfeita. A única pequena falha foi a chegada tardia do caldo verde. E os melhores foram premiados.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Parabéns Leandro.


Leandro Ribeiro faz 34 anos

Nascido dias após duas datas tão importantes da nossa História recente, que foram os dias 25 de Abril e 1 de Maio de 1974, Leandro Ribeiro faz hoje 34 anos. Neste grupo, como na grande maioria dos grupos, todos são únicos, mas o Leandro é mais único. Por muitas razões como, por exemplo, o modo como chegou até nós e pelo sobressalto constante que é a sua carreira entre nós.

A Wikipédia não podia ser mais eloquente na definição do seu nome próprio (Leandro).

Leandro o mesmo que homem-leão (penso que homem-águia estaria mais correcto).
Pessoa que faz tudo para atingir os seus objectivos (acho que poderia fazer mais, ou menos). No entanto é extremamente sensível não sendo capaz de passar por cima dos outros.

Um grande abraço e votos de felicidade e muitos sucessos profissionais e atléticos.

Parabéns!