A vez dos mais pequenos
Manhã de Sexta-feira, dia 27 de Março. Tempo de juntar as Escolas Básicas do Agrupamento Vertical de Escolas para a corrida anual. Foram mais de duas centenas e meia de jovens atletas que evoluíram no grande pátio da Escola EB 123.
Alinhados pelos anos que frequentam, não pelas idades, os pequenos atletas foram partindo e correndo ao longo da manhã, não sem que tivessem ocorrido alguns acidentes. Algumas quedas, devidas aos incidentes do terreno e aos encontrões, puxões e empurrões, ocorreram em quase todas as corridas e envolveram dois dos nossos atletas.
Na primeira corrida, das raparigas do primeiro ano, o destaque vai para a “grande” Raquel que correu com o dorsal 106 e venceu com grande facilidade. Na corrida seguinte tivémos Rúben Bandeira que chegou no trio da frente cortando a meta na segunda posição.
Nova corrida, para as meninas do segundo ano, nova queda e mais uma vez uma vitória categórica para pequena atleta com o dorsal 179. Na corrida seguinte participaram os gémeos Esteves dos Santos que frequentam o segundo ano da Escola Nº5. mesmo com uma queda que o deixou pelo chão, cerca de 40 metros após a partida, Leandro Filipe logrou cortar a meta na oitava posição. O seu irmão Hugo Alexandre doi décimo segundo.
Na quinta corrida da manhã participou Andreia Antunes que frequenta uma turma do terceiro ano também da Escola Nº5. Registou o oitavo lugar. Na corrida seguinte participaram três dos nossos rapazes que frequentam o terceiro ano. Pedro Santos, da Escola EB 123, ficou na terceira posição. Tiago Teodoro foi oitavo e o recém chegado André foi décimo. Há a salientar que os primeiros seis classificados desta corrida saõ alunos da Escola EB 123.
Na sétima corrida ocorreu o incidente que levou a nossa atleta Ariana Engenheiro ao Hospital. Mas antes, mesmo depois de uma queda que lhe feriu ambos os joelhos, registou a sexta posição na meta, onde chegou em grande esforço. Inês Cunha foi décima. Na última corrida, dos rapazes do quarto ano, Paulo Timóteo lutou até aos últimos metros pela vitória. Obteve o segundo lugar, com Diogo Vítor a ser quarto.
Foram momentos de festa que culminaram com a entrega das medalhas aos seis primeiros classificados em cada corrida. Para uns é a última corrida deste primeiro ciclo escolar. Para os outros haverá nova possibilidade para o próximo ano, ainda no grande pátio.