terça-feira, 8 de maio de 2007

Coruche, 6 de Maio de 2007




















Domingo, 6 de Maio de 2007 – 3ª Corrida das Pontes – Coruche.
Superámos as expectativas, num dia bem diferente


O dia prometia desde bem cedo. Pouco passava das sete da manhã e o pessoal estava todo reunido a tomar um café, no Cantinho da Fé. O mais novo, o tal que “Não Pode”, mostrava sinais evidentes de passione. Não há nada como ser jovem e estar apaixonado.

A viagem foi tranquila, com paragem para respirar numa aldeia sem nome, já perto de Coruche. Por pouco não éramos os primeiros a chegar e a levantar os dorsais. Tempo de sobra para tudo, incluindo um aquecimento ao sol do Ribatejo. Um sol que trouxe calor, atenuado pelo vento que também se fazia sentir.

A vila foi enchendo, os atletas foram aquecendo à volta da relva e chegou a hora da partida. O nosso chefe de fila saiu disparado e ninguém mais o viu. Foi o primeiro a notar que uns quilómetros tinham quase 1.500 metros e outros pouco mais que 300 metros. O mais novo também saiu quase disparado, integrado num grande grupo, mas cedeu um pouco no último terço da corrida. Terá sido da euforia da paixão? Os mais velhos ficaram inicialmente mais para trás, mas recuperaram. No final o saldo da corrida foi muito positivo com um 13º lugar colectivo da geral, entre cerca de 60 equipas classificadas.

Leandro Ribeiro registou a 39ª posição na meta, com o tempo oficial de 36 minutos e 4 segundos e foi o 12º Sénior. João Correia foi 93º e 4º Júnior, gastando o tempo de 39 minutos e 20 segundos. Com menos 5 segundos, que o seu companheiro mais jovem, Francisco Santos foi 91º e 22º Veterano II. A meio do pelotão ficaram os outros dois elementos da equipa, com Romão Guincho a demorar 45 minutos e 23 segundos e Raúl Correia 46 minutos e 19 segundos. O vencedor da 3ª Corrida das Pontes foi Luís Almeida do Estrela FC com o tempo de 30 minutos e 41 segundos. No sector feminino venceu Aida Martins do Clac Tany que demorou 40 minutos e 57 segundos. Terminaram a prova 464 atletas.

Como prémios a já tradicional t-shirt e um colete reflector. Mas faltou a água para muitos atletas à chegada. O 4º lugar júnior de João Correia deu direito a uma medalha e a um voucher, para o almoço.

O repasto no restaurante Sal & Brasas, improvisado por debaixo da bancada da Praça de Touros, foi outra surpresa. Podemos recomendar a “Aba de toiro bravo com lombardo” com a qual dois elementos se deliciaram. Os outros degustaram, com muito prazer, a carne de toiro bravo grelhada acompanhada por arroz e migas. Isto com tinto, para alguns.

Depois foi o encontro, na relva junto ao Sorraia, com dois amigos: Carlos Alves, 6º da geral e 1º Veterano I e Joaquim Delgado, ambos atletas do Boavista de São Mateus. Mais uma confraternização em que se recordaram bons momentos vividos na Ilha do Pico, se reforçaram laços e se festejou o aniversário de Leandro Ribeiro, ocorrido um dia antes.
Num regresso feliz, em que fomos bem conduzidos por João “Pompom”, houve ainda tempo para cantar: canções de bar e, mais uma vez, os “Parabéns a Você”.