segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Domingo, 27 de Outubro 2008 - Vale Francas

Jovens do GD Costa Brava no quarto lugar colectivo

Para muitos foi a estreia. Para outros o início das competições da época. Para todos foi mais uma manhã de diversão e convívio.


Fomos dos primeiros a chegar a aldeia de Vale de Francas, a tempo de preparar todo o ritual e de aquecer, numa manhã de sol de Outono. Rapidamente a aldeia encheu e o horário previsto, para a primeira prova, foi adiado por alguns minutos, com a percepção de
que o traçado era muito difícil para todos. Estávamos num monte, não alentejano, que era preciso subir para depois descer. O espaço parecia minúsculo para tanta gente e à medida que os escalões subiam haveria mais montes para subir e descer.


Os primeiros foram os Benjamins, que de tantos, muitos, foram separados. As meninas foram as primeiras a subir o monte, com Ariana Engenheiro a registar a sétima posição, após uma rápida
descida. Depois os rapazes, com os nossos a chegarem quase juntos. Paulo Timóteo foi décimo, Tiago Teodoro 13º e Paulo Santos 16º.


Partindo na frente e em força Ana Rita Santos chegou a liderar. No retorno torceu um pé e cortou a meta em sétimo lugar entre as participantes Infantins femininos, que correram também sem os rapazes.


Na categoria de Iniciados a prova foi conjunta. As nossas três atletas chegaram em posições seguidas com Ana Tavares a ser a 14ª, Catarina Santos a 15ª e Inês Mota a 16ª. Os rapazes chegaram a competir ao sprint com Gonçalo Peres a ser 6º, Bruno Piaça 7º e Tiago Peres 8º.


Também nos Juvenis, o GD Costa Brava teve seis atletas com três em cada sexo. Nas raparigas Sara Rodrigues registou a sétima posição, logo seguida de Daniela Teodoro na oitava. Milene Ramos foi a décima primeira. Telmo Nascimento foi quinto, entre os Juvenis masculinos, Vando Cruz foi 8º e Rodolfo Santos 9º.


A prova principal constava de mais de 13 kms para os seniores e veteranos e 7 kms para os juniores, com muitas subidas e descidas em terra batida com muitas pedras e buracos à mistura, entre pomares e, sobretudo, eucaliptos. Os nossos juniores obtiveram lugares no pódio com Bárbara Vítor a ser segunda e Catarina Gonçalves terceira, no sector feminino. Rodrigo Afonso foi o segundo júnior, com a vitória a sorrir a Nuno Peixoto que até há pouco representava o GD Costa Brava e que assinou pelo Maratona Clube de Portugal. As estreias foram auspiciosas.


O GD Costa Brava foi a quarta equipa nos escalões de formação, que contempla os benjamins, infantis, iniciados e juvenis. Os escalões dos mais pequenos (benjamins e infantis) foram os mais participados o que vem realçar a importância deste tipo de organização, pois, principalmente para estes, esta Corrida foi uma festa. Organizada por José Pereira com muito labor, vontade e recursos escassos. A vitória nos mais jovens coube ao Ateneu Artístico Cartaxense, com o Núcleo Sportinguista da Lourinhã a ser segundo, o Sport Clube União Torreense terceiro e o GD das Pedreiras quinto.