domingo, 30 de novembro de 2008

Grande Prémio da Abelheira







Terceiro lugar colectivo com seis vitórias individuais


O último dia de Novembro de 2008 marcou a nossa entrada no VXII Troféu Municipal de Atletismo da Lourinhã. A menos de 20 quilómetros de Peniche fica a aldeia da Abelheira onde se realizou a primeira prova deste Troféu, numa manhã típica de Inverno, com frio, vento e chuva.


O GD Costa Brava apresentou catorze atletas de vários escalões que obtiveram seis primeiros lugares em 19 possíveis. O primeiro título coube a Pedro Santos nos Benjamins A Masculinos. Seguiu-se Bruno Piaça que bateu o colega Gonçalo Peres, num sprint muito disputado, para vencer nos Iniciados Masculinos.


Sara Rodrigues venceu a categoria de Juvenis Femininos, com Catarina Gonçalves a vencer em Juniores Femininos. As duas últimas vitórias ocorreram na última prova, com Rodrigo Afonso a vencer na categoria de Juniores Masculinos e Carlos Correia em Seniores Masculinos.


Os nossos atletas obtiveram mais três lugares no pódio, com Diogo Vítor a ser segundo nos Benjamins B Masculinos e Gonçalo Peres, também segundo nos Iniciados Masculinos. Vando Cruz foi terceiro nos Juvenis Masculinos.

Colectivamente o GD Costa Brava obteve a terceira posição, com a Associação R. S. C. Toledo a vencer e o Núcleo Sportinguista da Lourinhã a ser segundo. Todos os atletas pontuaram para a pontuação colectiva com Rafael Santos nos Benjamins B Masculinos, Catarina Santos nos Iniciados Femininos, Leandro Ribeiro e Horácio Alexandre nos Seniores Masculinos e Francisco Santos nos Veteranos II.

sábado, 29 de novembro de 2008

Platão dixit.


Citação

“O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer;o tolo, porque tem que dizer alguma coisa”

Platão

domingo, 23 de novembro de 2008

Costa Brava.






















Costa Brava


Peniche é um dos pontos mais ocidentais da Europa e consequentemente da Península Ibérica. Mas no extremo oriente desta península, perto da fronteira com França, fica a Costa Brava.


Tendo uma paisagem agreste, a Costa Brava situa-se na Província de Girona, na Catalunha, em Espanha. Estamos perante uma costa e uma terra de contrastes com mar, águas quentes, temperaturas agradáveis e os Pirinéus como pano de fundo.


O Cabo de Creus, a Baía de Rosas, as Ilhas Medas e o Parque Natural dels Aiguamolls são alguns dos mais importantes espaços naturais desta terra, com uma flora muito diversificada e uma fauna composta por espécies de répteis, aves marinhas, javalis, tartarugas e muitas outras.


Como Peniche, com a sua vasta Reserva Natural das Berlengas, a Costa Brava tem muitos espaços naturais protegidos, que vão desde os mais de mil metros de altitude até aos fundos marinhos, havendo parques terrestres e marinhos, todos com muito encanto. Peniche tem também o Cabo Carvoeiro, a Baía do Baleal e muitas ilhas, além da já citada Reserva Natural. Fica na Costa de Prata, com muito encanto, mas que também é muito brava.


O termo Costa Brava, foi publicado, pela primeira vez, em La Veu de Catalunya, no dia 12 de Setembro de 1908, por Ferran Agulló. Este autor refere-se à sua paisagem agreste, com muitas rochas, para escolher a designação de Costa Brava. Posteriormente, foi adoptada, passando a designar toda aquela região.


A escolha do nome Costa Brava para o nosso Grupo tem mais de 31 anos e deve-se àquele que era nesse momento o elemento mais novo e um dos mais promissores.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ribafria mais uma vez.


24ª Prova de Atletismo de Ribafria

A Prova de Atletismo de Ribafria faz parte do nosso calendário anual e é quase uma obrigação a nossa presença, nesta corrida organizada pelo Centro Recreativo Popular. Este ano estava menos frio e o sol acompanhou-nos durante todo o percurso desta nossa clássica


Luís Pinto, do Club Sport Marítimo, foi o vencedor absoluto desta prova, com António Travassos, do Sporting Clube de Portugal, a ocupar a segunda posição. Dos nossos, Carlos Correia foi o primeiro cortando a meta na 31ª posição. Seguiu-se um regressado Horácio Alexandre na 97ª posição, ainda muito longe da sua forma. Vitor Manso foi o 113º e Francisco Santos o 148º, fechando a equipa. José Luís Gonçalves chegou na 251ª posição.


Carla Martinho, do A.D.R.C. Serena, venceu no sector feminino cortando a meta na 41ª posição. Júlio Marques, correndo como individual, foi o 28º na meta. Completaram a prova 288 atletas.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

2º Torneio de Salto em Altura de Óbidos.





Sara Rodrigues venceu em Óbidos


Foi uma tarde de festa com a participação de mais de centena e meia de atletas de doze clubes, no 2º. Torneio de Salto em Altura em Sala de Óbidos. Dos Benjamins até aos mais velhos, o destaque vai para a participação em maior número de atletas Iniciados e Infantis. O GD Costa Brava participou com três atletas.


Sara Rodrigues venceu na categoria de Juvenis femininos com a marca de 1 metro e 37 centímetros, tendo competido com mais onze atletas. Lídia Alberto, da Juventude Vidigalense, foi segunda com a mesma marca, com Fani Ferreira, do Bairro dos Anjos, a ser terceira, tendo saltado menos 6 centímetros.


Nos Iniciados Masculinos a participação foi mais alargada com o total de 24 atletas. Gonçalo Peres foi sétimo, tendo saltado 1 metro e 41 centímetros, com o seu irmão Tiago a ser oitavo com a mesma marca. Esta competição foi ganha por Ricardo Mendes, da Juventude Vidigalense, que saltou metro e 67 centímetros.


Em termos colectivos a vitória coube à Juventude Vidigalense.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Momentos de poesia.


Eu não sou eu nem sou o outro,

Sou qualquer coisa de intermédio:

Pilar da ponte de tédio

Que vai de mim para o Outro.


(Lisboa, fevereiro de 1914)

Mário de Sá-Carneiro

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Meia Maratona da Nazaré 2008.


Nazaré mais uma vez

Em contraponto ao Atletismo Jovem do GD Costa Brava, o grupo de seniores e veteranos está na fase negativa da sua onda. As razões são várias e bem diversas e, provavelmente, todas seriam dignas de um caso de estudo. Não falta matéria.

Mas há resistentes e há quem ainda consiga bater os seus recordes pessoais absolutos.


Na Nazaré, o GD Costa Brava esteve representado apenas por dois elementos da Categoria de Veteranos III que correram a 34ª Meia Maratona Internacional. Vitor Manso bateu o seu recorde absoluto na meia maratona e logo numa prova que tem um traçado difícil. Foi o 199º na meta com o tempo de 1 hora 28 minutos e 29 segundos. Francisco Santos conseguiu a proesa de multiplar a classificação do colega por dois. Foi o 398º na meta com o tempo de 1 hora 36 minutos e 01 segundos.


A manhã era de sol, não muito quente. A espaços havia sombras e as condições eram boas para uma prova de atletismo, mesmo longa como esta. O ambiente foi de festa, como sempre, embora fosse notória a quebra no número de participantes e a ausência de primeiros planos nacionais e estrangeiros. Não faltou o apoio popular.


O vencedor foi Artur Oliveira Rodrigues, do Núcleo de Atletismo de Cucujães, com o tempo de 1 hora 08 minutos e 52 segundos. Em senhoras venceu Madalena Carriço, natural de Peniche, em representação do GD Estreito, que cortou a meta na 55ª posição. Júlio Marques também bateu o seu recorde pessoal, correndo como individual, sendo o 15º na meta.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

15º Tripla Légua de Vermoil.


Jovens obtêm 8º lugar colectivo em Vermoil

Os jovens do Grupo Desportivo Costa Brava obtiveram a oitava posição colectiva nas várias corridas das camadas jovens da XV Tripla Légua de Vermoil. Os catorze jovens correram em cinco provas diferentes, não tendo o GD Costa Brava representantes na categoria de Infantis e Iniciados femininos. A vitória colectiva, nos escalões de formação, coube à Juventude Vidigalense, seguida do CA Marinha Grande e do Bairro dos Anjos.


O destaque vai para os mais pequenos com Tiago Teodoro e Pedro Santos a serem terceiro e quinto, respectivamente na sua corrida da categoria de Benjamins A. Na corrida seguinte, também muito concorrida, Paulo Teodoro foi nono, entre os rapazes da categoria de Benjamins B, e Ariana Engenheiro 12ª nas raparigas.


Foram cinco os Iniciados do GD Costa Brava, com Tiago Peres a ser 11º e Gonçalo Peres 14º, no sector masculino. As raparigas também chegaram muito próximas com Ana Tavares na 16ª posição, Inês Mota na 17ª e Catarina Santos na 19ª.


Os Juvenis e os Juniores começaram a corrida em simultâneo com a prova principal com Rodolfo Santos a ser o 17º juvenil na meta e Vando Cruz o 23º. Nos Juniores Rodrigo Afonso foi 12º da geral e 8º no campeonato Distrital de Estrada que foi ganho por João Leal da Juventude Vidigalense. O vencedor absoluto nos juniores foi Olivier Pedroso do Maratona Clube de Portugal. Nas raparigas a vitória coube a Catarina Vieira do CA Marinha Grande com Catarina Gonçalves a ser sexta e Bárbara Vítor sétima.


Bruno Rodrigues, da Juventude Vidigalense, foi o vencedor da XV Tripla Légua de Vermoil, com o tempo de 46 minutos e 22 segundos, sendo também campeão distrital de estrada. Nessa prova Francisco Santos foi 172º e José Luís Gonçalves 183º. Por equipas venceu o Clube de Atletismo da Barreira com 33 pontos.

domingo, 2 de novembro de 2008

Parabéns Bruno.


Bruno Gomes Piaça tem 14 anos

É um dos elementos jovens que há mais tempo está connosco. Evolui de forma consistente, prometendo vir a ser um bom fundista, ao mesmo tempo que se apresenta como um “atleta completo”. Hoje faz 14 anos e prepara-se para uma segunda época de Iniciado em grande.

Muitos parabéns!