8ª Meia Maratona de Portugal
Estranhas semelhanças
A neblina trouxe recordações. No alto da ponte Vasco da Gama, logo após ter deixado o autocarro que nos levou até cerca de 1.500 metros do local de partida, só se viam as águas calmas e prateadas e a meia dúzia de pequenas embarcações com esperanças de pescar corvinas de arroba. Não havia horizontes, nem margens e tudo lembrava as asas da ponte de há mais de quinze anos. Momentos de beleza e melancolia.
Depois chego à conclusão que há gente teimosa. As condições são más, ficamos em pé ou sentamo-nos na pedra rija. Não há hipótese de aquecer e é necessário esperar longos minutos, numa ponte, depois da outra espera, bem mais breve, por um autocarro que nos trouxe até ao tabuleiro. Mas todos os anos nos encontramos neste mesmo tabuleiro e agora, para partir, há que esperar, depois do dia ter começado bem cedo, ainda bem escuro, mas com a temperatura já superior a 20 graus centígrados.
A ponte encheu. Alguns pingos grossos caíram, mas foi chuva de pouca dura. O céu abriu e o sol fez-se sentir na pele. Os VIPs aqueceram e nós ficámos a ver, até ser dada a partida. Mais não podíamos fazer, senão partir a cerca de 200 metros da linha de partida sem ouvirmos nenhum tiro.
Um percurso muito peculiar, pois, além de mais de cinco quilómetros na ponte, grande parte do percurso é feito no Itinerário Complementar 2 (IC2), percorrido nos dois sentidos. Ficam apenas cinco quilómetros na zona do Parque das Nações, mesmo com dois viadutos que é preciso descer para depois voltar a subir e as últimas centenas de metros em calçada portuguesa.
No início e no fim há estranhas semelhanças. O dorsal deste ano era o 690 em comparação com o 590 do ano passado. O tempo de chip foi inferior em 1 (um) segundo em relação ao ano passado: 1h33m13s em 2007 ; 1h33m14s em 2006. Mas o tempo oficial foi superior em 5 (cinco) segundos: 1h33m55s em 2007 ; 1h33m50s em 2006. A classificação foi a melhor das oito (em oito) edições com o 249º lugar na meta e a 28ª posição como Veterano III. O ano passado com um tempo semelhante a posição na meta foi 339º.