VI Grande Prémio I.D. Vieirense
Terceiros na Vila das limas e do vidro
Setembro de 2007 marca a nossa apresentação nas provas que têm o cunho da ADAL (Associação Distrital de Atletismo de Leiria), na vila de Vieira de Leiria. Obtivemos um terceiro lugar colectivo, após o Atlético Clube Marinhense e o Clube Atletismo da Barreira e antes do Clube de Atletismo da Nazaré. Os nossos quatro magníficos foram Carlos Correia, Horácio Alexandre, Júlio Marques e Leandro Ribeiro, que foram secundados por Eduardo Lopes, Francisco Santos, Vitor Manso, Jorge Bandeira e Carlos Faria. O vencedor desta prova foi José Gaspar do JOMA.
Marcando o início da nova época, este Grande Prémio tem particularidades muito próprias. Com o início bem no centro da vila de Vieira de Leiria o percurso leva-nos, numa estrada bem asfaltada, pelo pinhal, até à Praia da Vieira onde nos espera o nevoeiro que marca presença em todo o litoral da Costa de Prata. Pouco tempo nos resta para apreciar o mar, ou a foz do Lis, pois logo voltamos à direita optando pelo passeio ou pela calçada. Depois não há opção. Tendo o rio Lis escondido pela vegetação, à esquerda, temos o extremo norte do Pinhal de Leiria, à direita, e um caminho sem asfalto mas com terra batida, algumas pedras, buracos e areia. Há que ver bem onde se põem os pés e correr o mais rápido possível até às subidas de asfalto velho que anunciam Vieira de Leiria e a meta.
Um saco bem pesado com prendas do comércio e da indústria locais onde, além de uma surpreendente lima de aço, para desbastar todas as nossas asperezas, e da habitual t-shirt, havia sumos, água e leite, bem como bolos, barras e bolachas e ainda um isqueiro e três canetas. No fim também o prémio colectivo de vidro e muitos outros individuais, de vidro ou de metal.
Aqui fica a classificação e respectivos “tempos” oficiais dos nossos atletas:
9º - Carlos Correia – 4º sénior – 29.21
13º - Horácio Alexandre – 5º sénior – 29.55
33º - Júlio Marques – 9º sénior – 31.22
48º - Leandro Ribeiro – 12º sénior – 32.13
80º - Eduardo Lopes – 20º sénior – 34.08
92º - Francisco Santos – 17º veterano III – 34.47
128º - Vítor Manso – 22º veterano III – 37.21
129º - Jorge Bandeira – 23º veterano II – 37.26
130º - Carlos Faria – 9º veterano V – 37.31