domingo, 7 de dezembro de 2008

23ª Maratona de Lisboa. Peniche presente.







Peniche na Maratona de Lisboa


Cinco rapazes de Peniche participaram na 23ª Maratona de Lisboa, algo que já não acontecia há muitos anos e um facto digno de realçar. Quatro já passaram dos 40 anos de idade e o outro tem 33 anos.


António Vitorino, Francisco Casimiro Santos, Henrique Venâncio, Mário Sousa e Paulo Renato Santos, representaram a nossa terra naquela que, segundo a organização, foi a maior maratona de sempre jamais realizada em Portugal. Pela primeira vez mais de mil atletas cruzaram a linha de meta numa prova da maratona, no nosso país.


Há a salientar e saudar o regresso de Mário Sousa a uma prova que já venceu, na edição de 1991, conquistando então o título nacional da distância em representação da Óptica 2001. António Vitorino, Henrique Venâncio e Paulo Renato Santos fizeram a sua estreia na distância. Francisco Casimiro Santos completou a sua 21ª Maratona, em representação do GD Costa Brava.


Com um novo percurso, quase todo na zona ribeirinha de Lisboa, a edição deste ano foi difícil pela distância e pelas condições atmosféricas. Foi uma prova pautada pelo vento, com uma temperatura ideal de 15 graus centígrados, por vezes com chuva e também com sol.


Os cinco de Peniche correram sempre juntos até depois dos 30 Kms. O quinteto desfez-se então para atingir o pleno na meta, com maiores ou menores dificuldades, apesar de se terem registado muitas desistências na prova.


A vitória na 23ª edição da Maratona de Lisboa coube ao russo Sergey Lukin, que venceu destacado, com o tempo de 2 horas 17 minutos 42 segundos. José Jarmela, do UA Guarda, foi o melhor português, na quarta posição. A polaca Dorota Ustianowska venceu nas senhoras com 2 horas 47 minutos 07 segundos, com Fátima Silva, do CD Póvoa, a ser a melhor portuguesa na terceira posição.
______
Mais uma perspectiva em: