segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Distrital de Corta Mato em Óbidos.































5º Corta-Mato do Clube de Atletismo de Óbidos

Campeonato Distrital de Corta Mato Longo (Seniores e Veteranos), Juniores e Juvenis de Leiria)


No início era o frio, muito frio.


No final um lugar no pódio e um sétimo lugar colectivo entre as 28 equipas classificadas.


O corta-mato de Óbidos deste ano foi pautado primeiro pelo frio, que grassa neste início de ano por todo o país e depois pelas próprias dificuldades de um percurso com um perfil inaudito. O palco foi o cenário muito belo do Parque da Vila que tem como limite, a leste, as cercanias das muralhas do Castelo de Óbidos e a oeste o vale.


Ariana Engenheiro foi a primeira atleta do GD Costa Brava a entrar em acção, ainda com muito frio e obteve um lugar a meio do pelotão, sendo a 14ª benjamim a cortar a meta. No escalão de benjamins masculinos, os nossos quatro pequenos atletas terminaram em força, apesar do frio que ainda se fazia sentir. As muralhas do Castelo impediam a chegada dos raios de sol que desde há muito já despontara. Diogo Vítor foi 13º. Paulo Timóteo foi 16º, Tiago Teodoro 18º e Rafael Santos 35º.


Numa corrida equilibrada, Ana Rita Santos foi a 13ª atleta do escalão de infantis femininos a cortar a meta. Também equilibrada foi a corrida de Carlos Frederico que teve sempre uma posição entre os cinco primeiros. Na meta foi quinto, nesta segunda representação pelo GD Costa Brava.


A manhã ia avançando, o frio amainando e as provas continuando. A nossa maior representação estava no escalão de iniciados. Nas raparigas, Ana Tavares foi a 10ª e Catarina Santos a 16ª. Os rapazes foram cinco com Gonçalo Peres a obter a 7ª posição. Tiago Peres e Bruno Piaça sprintaram para o 13º e 14º lugares. Paulo Pinto, que fez a sua estreia pelo GD Costa Brava, foi o 25º e Iúri Silvestre o 26º.


Sem representação no escalão feminino de juvenis, o GD Costa Brava teve a representação de dois rapazes no Campeonato Distrital de Juvenis. Luís Ferrão foi o 19º e Vando Cruz o 22º neste campeonato.


Na prova principal feminina, com os três escalões presentes, foram duas as nossas representantes, ambas no escalão de juniores. Catarina Gonçalves foi a quarta classificada no escalão e Bárbara Vítor a quinta.


Na prova principal masculina, que englobava os escalões de juniores, para a distância de 6 mil metros e de seniores e veteranos, para 9 mil metros, o GD Costa Brava teve apenas um atleta. Carlos Correia fez a sua estreia na categoria de veteranos e logo com o segundo lugar neste escalão. O atleta do GD Costa Brava foi o quarto classificado da corrida, estando sempre nas posições cimeiras. O vencedor absoluto foi Nuno Varela, do CA Barreira. Mário Caseiro, do CA Nazaré, foi o vencedor do escalão de veteranos e o terceiro da geral.


Os resultados oficiais dão o GD Costa Brava na sétima posição do 5º Corta-Mato do Clube de Atletismo de Óbidos, entre as 28 equipas que se classificaram. Para este feito contribuíram os 19 atletas desde os mais pequenos até ao veterano, que ainda não completou os 35 anos. A Juventude Vidigalense triunfou, com o Bairro dos Anjos e o CA Barreira, na segunda e terceira posições, respectivamente.



O evento terminou já dentro da hora de almoço e com uma temperatura um pouco mais elevada. A manhã foi de festa e convívio entre a nossa comitiva que englobou atletas, técnicos e familiares. Participaram neste corta-mato 297 atletas.