domingo, 25 de novembro de 2007

Cross de Matos Velhos.











A estreia no Corta-mato

Foi numa manhã que começou fria, mas onde o sol raiou, que a nossa equipa fez a estreia no Corta-mato e logo uma prova qualificada (Grau Nacional) da Federação Portuguesa de Atletismo. Foram quatro os pioneiros.


A 26.ª edição do “Cross de Torres Vedras – Corta-Mato dos Matos Velhos” realizou-se no domingo, dia 25, no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras. A pista, em sistema de circuito, tem um piso misto constituído por zonas de terra batida dura e relva mole, com as dificuldades naturais, a que se alia o sinuosidade do percurso.


De referir que este cross apresentou-se como a última prova de selecção final para a direcção técnica da Federação Portuguesa de Atletismo escolher os atletas que vão representar Portugal nos Campeonatos da Europa da especialidade, nas categoria de juniores e de seniores (masculinos e femininos), a terem lugar em Toro (Espanha), no próximo dia 9 de Dezembro. Assim estiveram presentes alguns dos melhores fundistas nacionais, numa iniciativa implementada no concelho de Torres Vedras há 25 anos pelo Grupo Desportivo Cultural e Recreativo dos Matos Velhos e que conta agora com a organização conjunta da Câmara Municipal de Torres Vedras, da União Desportiva do Oeste e do já referido Grupo Desportivo e Recreativo dos Matos Velhos.


As provas começaram às 9 e meia com a categoria de benjamins e terminaram com a prova de seniores masculinos, que teve início às 12 horas. Esta última consistiu em sete voltas completas, numa distância de cerca de 9.600 metros e teve a presença do GD Costa Brava. O vencedor foi Licínio Pimentel, da Conforlimpa, com Paulo Gomes, também da Conforlimpa e Hermano Ferreira do Maratona CP a completarem o pódio. Inês Monteiro do Maratona CP venceu a prova feminina.


Carlos Correia adaptou-se melhor às condições do terreno e obteve a melhor posição entre os nossos. Realizou uma corrida muito regular, em termos de andamento, pois fez grande parte do percurso integrado num grupo de seis ou cinco unidades, que se desfez apenas na penúltima volta. Terminou em força, na 38ª posição. Um esforçado Horácio Alexandre andou meio desamparado, sem companhia fixa e a tentar encontrar o seu ritmo de corrida. Não foi um dos seus dias, tendo demonstrado alguma fadiga, com as pernas a pregarem-lhe partidas. Terminou na 44ª posição.


Júlio Marques partiu com muitas cautelas, não fosse o diabo tecê-las, na sua estreia absoluta neste tipo de prova. Foi recuperando, com o avançar da prova, mas teve a má sorte de ficar só e isolado, quando o seu companheiro de alguns quilómetros decidiu desistir. Esse foi um dos muitos que ficaram pelo caminho. Júlio Marques foi o 52º classificado. Por último, Eduardo Lopes, ainda curto de forma, terminou na 63ª posição. Sentiu dificuldades físicas na última volta. Sendo o mais novo deste quarteto, o seu futuro promete.


Licínio Pimentel e Inês Monteiro foram seleccionados para representar Portugal. De referir que a nossa amiga Ercília Machado, do Sporting de Braga, também se seleccionou para representar o nosso país, em Toro, na categoria de Sub-23 Femininos, tendo concluído a prova feminina de hoje na quarta posição.


Para o próximo ano queremos estar em Torres Vedras, com uma equipa alargada, com muitos dos nossos elementos das camadas jovens. Estes, num grupo ainda restrito, treinam com afinco três vezes por semana, tendo Horácio Alexandre como mestre muito dedicado.