segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Feliz Aniversário para o nosso Blog


Faz hoje precisamente um ano que publicámos aqui a nossa primeira postagem. Daí para cá contamos com mais de quatro dezenas de postagens, milhares de visitas e inúmeros acontecimentos que fazem parte da nossa história recente.

O objectivo foi conseguido: Relatámos as vivências, descrevemos as viagens, as provas, os momentos, as emoções e mais que tudo ajudámos a dizer a todos que nesta Cidade magnífica existe uma equipa de atletismo que quer praticar desporto e viver momentos felizes.

Não fizémos tudo bem, mas fizémos e continuaremos a fazer, porque o importante é manter a chama acesa.

A todos os que nos têm acompanhado, um grande abraço.

Parabéns ao Blog, parabéns ao Grupo Desportivo Costa Brava de Peniche

domingo, 30 de dezembro de 2007

São Silvestre do Sado.


ANTES DE MAIS E EM LETRAS GRANDES, AVISAR OS VISITANTES QUE VEJAM A POSTAGEM SEGUINTE QUE TEM COMO É EVIDENTE MAIS IMPORTÂNCIA.


Em segundo lugar dizer um grande obrigado ao Alberto Chaíça, grande maratonista e agora amigo que me recebeu, disponibilizando uma atenção magnífica, quando não tinha quase tempo para respirar, embrenhado nos afazeres dos últimos preparativos da prova.


O Alberto, sendo o padrinho da prova, não parou um segundo ajudando o resto dos elementos da organização em todos os pormenores.


Quanto à prova, gostei muito do percurso e também da minha prestação. O meu momento de forma não é bom, mas não vacilei. Encontrei o meu ritmo e escolhi um grupo que acompanhei até ao final.


Tive um grande amigo a esperar-me na meta que até ficou surpreendido por me ver chegar tão cedo. Como tinhamos um petisco à nossa espera, fui-me despedir do Alberto que mais uma vez endereçou o convite à nossa equipa para estarmos presentes no ano que vem.

São Silvestre da Lourinhã




















À noite na Lourinhã

5ª São Silvestre da Lourinhã
A nossa participação na 5ª São Silvestre da Lourinhã foi a primeira experiência nocturna das camadas jovens do GD Costa Brava. Numa noite fria e húmida, a prova desenrolou-se em sistema de circuito, nas ruas da vila da Lourinhã, com um perímetro de 600 m (volta pequena) e 2.000 m (volta grande). Sérgio Meca foi o primeiro a entrar em acção. Correu três voltas pequenas, cortando a meta na sexta posição, mais uma vez num sprint vigoroso, entre os infantis masculinos.

O quarteto de iniciados femininos correu uma volta pequena e outra grande, num total aproximado de 2.600 metros. Sara Alexandre obteve a quinta posição, mesmo tendo caído ainda na primeira volta. Daniela Teodoro foi nona na sua estreia em representação do GD Costa Brava. Seguiram-se Diana Martins e Catarina Santos nas 12ª e 13ª posições, respectivamente. Os nossos cinco jovens obtiveram a sexta posição colectiva, totalizando 13 pontos. A equipa vencedora da prova juvenil foi o Núcleo Sportinguista da Lourinhã, que organizou este evento.

Os mais velhos correram quatro voltas grandes, num total de 8 mil metros, com a temperatura ainda mais baixa a que se aliou um nevoeiro que moía os ossos. Registaram a sétima posição colectiva, com Carlos Correia a obter a nona posição na meta (oitavo sénior). Seguiram-se Horácio Alexandre na 13ª posição (décimo sénior) e Júlio Marques na 20ª posição. Mais para trás ficaram os dois veteranos Francisco Santos e Vitor Manso. O vencedor da prova foi um homem da terra, Daniel Martins em representação do Núcleo Sportinguista da Lourinhã. A equipa vencedora foi a ARCD Vila de Rei.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Pensemos no Futuro...



Camadas Jovens

Pensemos no futuro. Pensemos o futuro.

Quem como nós vive o atletismo há muitos anos sabe que o atletismo português atravessa actualmente uma grave crise no meio-fundo e fundo. Mas, em contraste, vem marcando pontos nas disciplinas técnicas. Para isso têm contribuído as novas gerações de treinadores com espírito aberto e a formação de monitores e treinadores. O GD Costa Brava conta actualmente com um treinador de terceiro grau e dois monitores, formados já esta época.

Com uma dedicação inexcedível, Horácio Alexandre, um dos novos monitores, criou um grupo de jovens, que conta neste momento com oito elementos, que tem tanto de promissor como de heterogéneo. No entanto, há um mini-grupo composto por quatro jovens raparigas da categoria de iniciados. Mesmo neste grupo todas são únicas e bem diferentes, embora muito graciosas, com capacidades que antevêem aptidões para disciplinas diversas. Duas estão no segundo ano desta categoria e no próximo ano serão juvenis. As outras duas irão repetir a categoria, abrindo boas expectativas, para todas, para a próxima época.

Do outro quarteto, todos nos primeiros anos das suas categorias, três são rapazes. Um é também iniciado, um outro infantil e o mais pequeno é ainda muito benjamim. A menina que resta é também benjamim.

O nosso principal objectivo é a formação, a manutenção deste grupo por várias épocas, se possível até sempre e o seu alargamento na medida da nossa capacidade de resposta. As dificuldades são muitas mas o grupo treina três vezes por semana, orientado por Horácio Alexandre, fazendo um pouco de tudo, tendo no horizonte que alguns, no futuro, correrão meio fundo e fundo, outros provas de velocidade e outros ainda terão os saltos e os lançamentos como especialidade.

Os nosso jovens já estiveram presentes em Vermoil, Pombal, Marinha Grande e Ansião. Já conquistaram medalhas. Outras provas estão já agendadas, assim como os treinos três vezes por semana. Pensemos o futuro, para fazermos o nosso presente.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Ora viva: Somos o G.D.Costa Brava de Peniche.







Pódio pleno em Ansião

O GD Costa Brava dominou a corrida principal do Corta-mato de Abertura da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, que se realizou na Quinta das Lagoas em Ansião, neste Domingo dia 16. Todo o pódio da categoria sénior foi da nossa equipa com a vitória a pertencer a Júlio Marques, Horácio Alexandre a ser o segundo e Carlos Correia a ter a posição mais baixa. Todos os três atletas registaram a marca de 12 minutos e 53 segundos, para os 4 mil metros do percurso. Leandro Ribeiro foi o quinto sénior classificado.

A manhã era de sol mas o frio fez-se sentir de forma muito acentuada causando problemas respiratórios a alguns atletas. O percurso, na extensão de 800 metros, era muito sinuoso e irregular, quase todo em terra batida. Os seniores realizaram cinco voltas.

A nossa primeira atleta a entrar em acção foi a benjamim Ariana Engenheiro que, galhardamente, obteve a terceira posição, na sua volta única. Na corrida seguinte igual desempenho para Sérgio Meca, da categoria infantil, que subiu ao lugar mais baixo do pódio, lutando num forte sprint final, na conclusão das duas voltas. Sara Alexandre correu três voltas obtendo a segunda posição da categoria de iniciadas femininas.

O GD Costa Brava, mercê destes resultados, foi a terceira equipa classificada, neste Corta-Mato. A equipa vencedora foi o GD Pedreiras, seguida do CPR A-do-Barbas.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Fomos à prova dos alunos da EB23




Na quinta-feira, dia 13 de Dezembro, deslocámo-nos à escola EB23 em Peniche com o objectivo de observar e incentivar os jovens participantes da prova que ali se realizava para a prática deste desporto tão bonito. Queríamos também apoiar os dois atletas do nosso clube que íam participar nos seus escalões. O Bruno e a Daniela portaram-se muito bem, tendo a nossa atleta iniciada ficado a escassos 2 metros do primeiro lugar duma prova que incluía também atletas do escalão de juvenis. De facto tanto o Bruno como a Daniela tiveram que medir forças com atletas dum escalão superior. O que é certo é que o primeiro terminou claramente na primeira metade do grupo e a segunda fazendo uma prova de trás para a frente ( ao fim dos primeiros 300 metros classificava-se em ante-penúltimo lugar ) acabaria por conseguir um segundo lugar arrancado com grande convicção.
No final de todas as provas, ficou a ideia que temos na nossa cidade muitos jovens com qualidades para praticar este desporto. Importante a forma como todos, independentemente da posição alcançada, manifestaram satisfação pela iniciativa, o que vem contrariar a ideia de que os jovens só gostam de outros desportos. Pudéssemos nós dar condições semelhantes às que existem nesses desportos, também eles muito válidos e apareciam concerteza muitos interessados.
Por último, salientar que respondemos com prontidão e entusiasmo ao repto lançado pelo nosso amigo, o Professor Albertino Cunha, aquando da nossa chegada, para o auxiliarmos a ele e aos outros professores mais jovens no acompanhamento e triagem dos atletas à chegada.
Brevemente teremos vídeos e classificações.

domingo, 9 de dezembro de 2007

Aniversário de Casimiro e Carlos Correia.













































Que bonita festa em que comemorámos o aniversário do Casimiro e do Carlos Correia. Apareceu toda a equipa: Os novos, os menos novos e os ainda menos novos estiveram todos presentes, tirando o amigo Vitor Manso, que por se encontrar na terra rupestre só esteve presente via telefone e também Eduardo Lopes e Carlos Adão. Bonita festa de grande confraternização em que se verificou que já conseguimos reunir 18 pessoas. O grupo está a crescer.
Parabéns ao Casimiro. Parabéns ao Carlos e parabéns ao G.D. Costa Brava.