segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Pensemos no Futuro...



Camadas Jovens

Pensemos no futuro. Pensemos o futuro.

Quem como nós vive o atletismo há muitos anos sabe que o atletismo português atravessa actualmente uma grave crise no meio-fundo e fundo. Mas, em contraste, vem marcando pontos nas disciplinas técnicas. Para isso têm contribuído as novas gerações de treinadores com espírito aberto e a formação de monitores e treinadores. O GD Costa Brava conta actualmente com um treinador de terceiro grau e dois monitores, formados já esta época.

Com uma dedicação inexcedível, Horácio Alexandre, um dos novos monitores, criou um grupo de jovens, que conta neste momento com oito elementos, que tem tanto de promissor como de heterogéneo. No entanto, há um mini-grupo composto por quatro jovens raparigas da categoria de iniciados. Mesmo neste grupo todas são únicas e bem diferentes, embora muito graciosas, com capacidades que antevêem aptidões para disciplinas diversas. Duas estão no segundo ano desta categoria e no próximo ano serão juvenis. As outras duas irão repetir a categoria, abrindo boas expectativas, para todas, para a próxima época.

Do outro quarteto, todos nos primeiros anos das suas categorias, três são rapazes. Um é também iniciado, um outro infantil e o mais pequeno é ainda muito benjamim. A menina que resta é também benjamim.

O nosso principal objectivo é a formação, a manutenção deste grupo por várias épocas, se possível até sempre e o seu alargamento na medida da nossa capacidade de resposta. As dificuldades são muitas mas o grupo treina três vezes por semana, orientado por Horácio Alexandre, fazendo um pouco de tudo, tendo no horizonte que alguns, no futuro, correrão meio fundo e fundo, outros provas de velocidade e outros ainda terão os saltos e os lançamentos como especialidade.

Os nosso jovens já estiveram presentes em Vermoil, Pombal, Marinha Grande e Ansião. Já conquistaram medalhas. Outras provas estão já agendadas, assim como os treinos três vezes por semana. Pensemos o futuro, para fazermos o nosso presente.