domingo, 24 de fevereiro de 2008

Regional Escolar


Uma festa do desporto jovem em manhã de sol

Disputou-se no dia 22 de Fevereiro, no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, mais uma edição do Corta-Mato Escolar da Região Oeste. Participaram mais de 50 Escolas dos 12 concelhos da região. Peniche esteve representado pelas suas quatro Escolas dos segundo e terceiro ciclos: Escola Secundária de Peniche; Escola D. Luís de Ataíde, Agrupamento Vertical Escolas de Peniche e Escola EB Atouguia da Baleia.

Correram mais de 1.500 atletas, repartidos por cinco escalões femininos, com 695 raparigas e cinco escalões masculinos, com 851 rapazes. Peniche obteve um segundo lugar colectivo no escalão de Juvenis Femininos, pela equipa da Escola Secundária de Peniche. Esta Escola teve ainda dois quartos lugares no escalão de Juniores, em ambos os sexos. O GD Costa Brava apresentou cinco dos seus atletas, dos sete que tinham sido apurados no Corta-Mato Concelhio. Todos contribuíram para a classificação das suas Escolas.

Ana Rita Santos fez parte da equipa do Agrupamento Vertical Escolas de Peniche que obteve o oitavo lugar no escalão de Infantis B Femininos. Sara Rodrigues, Catarina Santos e Diana Martins representaram a Escola D. Luís de Ataíde na categoria de Iniciados Femininos, obtendo o 12º lugar colectivo. André Guerreiro fechou a equipa do Agrupamento Vertical Escolas de Peniche que obteve a 29ª posição colectiva.

Foi uma manhã de festa e convívio, brindada por um sol de Inverno. Vencedores foram todos, embora os três primeiros classificados de cada corrida bem como as três primeiras equipas de cada corrida tenham sido premiados. Os seis primeiros classificados em femininos e masculinos e a equipa vencedora, das categorias de iniciados e juvenis, foram apurados para o Corta-Mato nacional.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Parabéns Eduardo.


Barroso, o ex-Caracol, faz 27 anos

Eduardo Cunha, mais conhecido por Barroso, faz hoje 27 anos. Actualmente não é mais o Caracol, como se auto-intitulou há cerca de quatro meses quando a sua forma era deficiente.

Sempre de espírito aberto e divertido é um elemento fundamental neste Grupo e embora esteja ausente por estar radicado fora de Peniche está sempre connosco.

Um grande abraço, parabéns e votos de muito sucesso

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Parabéns Diana.


Diana Chaves Martins

Diana (Diana-ae) - Diana é a deusa romana identificada com a Ártemis dos gregos. É a deusa da caça e irmã gémea de Apolo. Para os romanos Diana é principalmente a deusa da castidade e da luz da lua, simbolizada pela meia-lua que enfeita os seus cabelos.

A nossa Diana faz hoje 14 anos. O seu nome de deusa da mitologia, revela uma pessoa autoritária e caprichosa, mas que obtém o que deseja principalmente por se mostrar organizada, prática e muito objectiva. Em geral consegue aliar a busca do sucesso a um bom relacionamento com as pessoas que a rodeiam.

Nas provas e nos treinos a Diana é muito cuidadosa, fazendo tudo com muitas cautelas e a passo de caracol (de caracol rápido). Mas, como diz o provérbio, devagar se vai ao longe. Por isso queremos que a Diana vá muito longe connosco, mesmo que demore.

Muitos parabéns e votos de felicidade.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Corta Mato Distrital Longo


Segundo lugar colectivo no Campeonato Distrital de Corta Mato Longo

A nossa equipa Sénior obteve a segunda posição colectiva no Campeonato Distrital de Corta Mato Longo que se realizou no pinhal do Sítio da Nazaré, na manhã de 10 de Fevereiro. Esta equipa foi composta por Carlos Correia, na quarta posição da geral, Júlio Marques na nona, Eduardo Cunha que obteve a 13ª posição, Horácio Alexandre a 16ª e Leandro Ribeiro a 31ª. Venceu a equipa do Clube Atletismo da Barreira, com ainda mais cinco equipas classificadas, numa prova que teve a extensão de 10 mil metros corridos em cinco voltas grandes. O vencedor individual foi Nuno Pereira do Clube Atletismo da Barreira.

Mas a nossa participação foi alargada a outros escalões, com quase todos os nossos atletas a estarem presentes. Os Benjamins iniciaram o evento que decorreu numa volta pequena e mais suave, com a extensão de mil metros. Ariana Engenheiro foi 12ª na categoria feminina e Tiago Teodoro 14º entre os rapazes.

De seguida correram os nossos atletas da categoria de Infantis. Galgaram uma volta longa, de 2 mil metros, mais díficil, com duas grandes e penosas subidas, em piso de areia de pinhal, a que se seguia duas descidas perigosas. Ana Rita Santos foi a 14ª entre as raparigas e Sérgio Meca o 12º rapaz.

Os atletas da categoria de Iniciados juntaram as duas voltas das categorias inferiores e correram 3 mil metros. Bruno Gomes Piaça foi o 14º nos rapazes. Sara Alexandre Rodrigues foi quinta, Daniela Teodoro a oitava, Diana Martins a 13ª e Catarina Santos a 14ª, entre as raparigas.

Os Veteranos foram a nona equipa classificada. Jorge Bandeira foi 56º na meta, Vitor Manso 60º, Francisco Santos 61º e Carlos Faria 71º, correndo uma volta curta e duas longas num total de 5 mil metros. Venceu colectivamente a equipa do Grupo de Atletismo da Freg. Vidais. O vencedor da corrida de Veteranos Masculinos foi Mário Caseiro do Clube Atletismo da Nazaré.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Vice Campeã Distrital de Salto em Altura



Sara Alexandre Rodrigues Vice-campeã distrital

Sara Rodrigues obteve a segunda posição no campeonato distrital de salto em altura em sala, na categoria de Iniciados Femininos, realizado na pista da Expocentro em Pombal. A nossa atleta registou a marca de 1,41 metros, igual à obtida pela vencedora Diana Oliveira do Clube Atletismo Marinha Grande.

As duas atletas mantiveram um duelo renhido até final da competição. Ambas saltaram, à primeira tentativa, sem derrubar a fasquia, as diversas alturas até ficarem apenas três atletas em prova.

1,05m; 1,12m; 1,19m; 1,26m; 1,32m – foram passados à primeira por ambas. A Sara derrubou pela primeira vez na sua tentativa de passar a altura de 1,35m, com a sua rival a saltar logo de seguida. A Sara passou na segunda tentativa.

A siuação inverteu-se a 1,38 metros com a Sara a passar à primeira e a Diana apenas à segunda. Na altura de 1,41 metros foi a vez de novo de Sara Rodrigues derrubar a sua primeira tentativa, com Diana Oliveira a ter sucesso logo de seguida. A Sara conseguiu saltar essa altura, para ambas derrubarem nas três tentativas com a fasquia de 1,44 metros.

Daniela Teodoro foi a 14ª classificada nesta prova da categoria de Iniciados Femininos saltando 1,12 metros. Também Ana Rita Santos participou na prova da categoria de Infantis Femininos.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Parabéns Sara.




Um Quinze que salta e corre

O quinze é o número natural que segue o catorze e precede o dezasseis.

O 15 é um número composto, que tem os seguintes factores próprios: 1, 3 e 5. Como a soma de seus factores é 9 menor que 15, trata-se de um número defectivo.

O 15 é ainda o quinto número triangular, depois do 10 e antes do 21.

Quinze é também a idade, a partir de hoje, da nossa atleta Sara Alexandre Rodrigues. A mais velha atleta das camadas jovens do GD Costa Brava.

A Sara, pelas suas características morfológicas, parece ser talhada para a disciplina atlética do salto em altura.

Na sua juventude cheia de elegância, energia, equilíbrio e elasticidade está a ser formada através de actividades físicas e desportivas multi-disciplinares. Salta alto, quando salta. E corre rápido e de forma equilibrada as corridas de fundo.

Muitos parabéns pelos quinze anos de vida e votos de grandes sucessos.

20 Km de Cascais.


Carnaval molhado e festivo nos 25 anos
dos 20 Km de Cascais

Para alguns de nós esta prova é uma clássica que dá sempre prazer correr. Depois de uma volta na Vila, o percurso é magnífico pela orla costeira até ao Guincho e regresso. Por vezes faz lembrar a nossa marginal. Este ano, a espaços, alguém deixava as portas abertas e o vento, do quadrante Sul, tornou-se o nosso principal adversário. Primeiro era de lado e depois do retorno, durante cerca de dois quilómetros, soprava bem forte e de frente, mas não frio. As núvens, com aguaceiros dispersos, por vezes fortes, alternaram com pouco sol.

A prova é organizada pelo Centro de Cultura e Desporto do Pessoal do Município de Cascais, com o apoio técnico da Xistarca e à semelhança da Corrida das Fogueiras tem um cariz muito popular. Lino Barruncho do Maratona Clube Portugal foi o vencedor com o tempo de 1h03m56s, seguido de António Sousa do BPN com 1h07m05s e de Stephen Joly do CCDF EP Linhó com 1h07m06s. No sector feminino a vencedora foi Chantal Xhervelle do CP Liberty com 1h20m56s, seguida de Margarida Dionísio do Linda-A-Pastora com 1h23m43s e no último lugar do pódio ficou Carla Pinto do GD Macedo Oculista com 1h26m41s.

Júlio Marques e Carlos Correia correram juntos a ritmo de treino rápido. Talvez também apostando em coincidências, Júlio Marques repetiu a posição do ano passado sendo o 41º atleta a cortar a meta. Até o tempo foi quase o mesmo, sendo ainda o 10º atleta sénior em comparação com a 9ª posição da categoria no ano transacto. Carlos Correia seguiu-o na meta na 42ª posição, sendo o 11º sénior.

Mais velhos e mais lentos Vitor Manso e Jorge Bandeira, que fez a sua estreia no escalão de veteranos III, também correrem sempre juntos durante os 20 quilómetros. No final o primeiro registou a 294ª posição e o Jorge Bandeira a 295ª. Ainda mais velho e mais lento, Francisco Santos foi 685º. Concluíram esta XXV edição dos 20 Kms de Cascais 1241 atletas.