quinta-feira, 26 de junho de 2008

Taça da Europa.


Portugal na Superliga Europeia de Atletismo

Portugal conseguiu um lugar entre as 12 melhores selecções de atletismo da Europa, com os resultados obtidos no Grupo A da I Liga da Taça da Europa que se realizou nos dias 21 e 22 de Junho, em Leiria. A equipa nacional portuguesa obteve o terceiro lugar no sector masculino e o quinto no sector feminino. A República Checa venceu nos homens e Espanha nas senhoras.

Nelsón Évora foi uma das figuras maiores do evento. O atleta do S.L. Benfica venceu o salto em comprimento e o triplo salto, com marcas que contribuíram para que Portugal atingisse o lugar na Superliga Europeia que se irá realizar no nosso país em 2009. Também Francis Obikwelu venceu os 100 metros e teve uma prestação decisiva na estafeta de 4x100 que também cortou a meta em primeiro lugar.

Ao segundo lugar do pódio subiram Edivaldo Monteiro (400 metros barreiras), Rui Pedro Silva (5.000 metros), Ricardo Ribas (3.000 metros) e a estafeta de 4x400 metros, que terminou em terceiro mas beneficou da desqualificação da equipa da República Checa. Marco Fortes, no lançamento do peso, foi o único terceiro classificado masculino de Portugal. O checo Michal Sneberger também registou dois triunfos no evento, com as vitórias nos 1.500 e 3.000 metros.

Naide Gomes alcançou a única vitória portuguesa, no sector feminino, no salto em comprimento. Portugal obteve vários segundos lugares: Helena Tavares (salto com vara), Jéssica Augusto (3.000 metros), Sara Moreira (3.000 obstáculos), Fernanda Ribeiro (5.000 metros) e Sílvia Cruz (lançamento do dardo). Maria do Carmo Tavares foi terceira nos 800 metros.

Helena Tavares bateu o recorde nacional do salto com vara com 4,35 metros e Sílvia Cruz alcançou 59,76 metros no lançamento do dardo, também com recorde nacional.

O GD Costa Brava esteve presente com cinco elementos voluntários, colaborando em tarefas diversas.