segunda-feira, 2 de julho de 2007

Aí está a Prova da nossa Cidade.




28ª Corrida das Fogueiras – Sábado, 30 de Junho de 2007

13ª equipa na nossa terra

Normalmente, menos de 24 horas depois de terminada a corrida, estou a escrever com dados concretos sobre a nossa participação. Sei tudo sobre todos os atletas, do vencedor até ao último classificado. Mas isso não aconteceu em Peniche, mesmo com recurso às tecnologias comuns em eventos deste género.

Sei, no entanto, que ficámos em 13º lugar entre as 114 equipas classificadas, mais uma vez só com jovens a contarem para a classificação. O futuro está garantido. Para o próximo ano fica a promessa da entrada no Top Ten.

Houve algumas desilusões, provocadas por ansiedade, contenção e má resposta do organismo. Porém, o balanço foi muito positivo e há muita margem de progressão para seis dos nossos atletas. Há agora um ponto de partida para se atinjam novas metas, todos os anos. Por muitos anos.

Júlio Marques foi reincidente na dor de burro e terá ficado aquém das seus e nossos desejos e pretensões. Mesmo assim obteve a 41ª posição da geral, com o tempo de 53 minutos e 58 segundos. Antes já tinha chegado o nosso amigo e companheiro Horácio Alexandre, que com o tempo de 51 minutos e 25 segundos foi o primeiro atleta de Peniche e o 16º da geral. Não muito depois do Júlio chegou Carlos Correia, que com uma corrida equilibrada e bem pensada foi 58º da geral, com o tempo de 55 minutos e 33 segundos.

A lógica manteve-se com um inicialmente contido Leandro Ribeiro. Triunfante e emocionado cortou a meta passados 58 minutos e 21 segundos após o tiro de partida, na 129ª posição da geral e a pensar já no próximo ano. A equipa ficou fechada com o quarto sénior da equipa a cortar a meta. Paulo Garrido fez também uma prova muito equilibrada, como se fosse já muito experiente e baixou da marca da hora por 5 segundos, cortando a meta no 176º lugar. Os quatro magníficos já tinham descalçado o chip.

Jorge Bandeira foi o nosso quinto atleta demorando 61 minutos e 29 segundos, sendo o primeiro dos veteranos entre os elementos da equipa e obtendo a 236ª posição da geral. Seguiu-se Carlos Adão que, controlando a sua corrida, venceu o escalão de Veteranos IV dos atletas de Peniche, com o tempo de 62 minutos e 20 segundos. Disso temos a certeza. Na meta obteve a 264ª posição. João Correia cedeu um pouco no final, depois de uma corrida equilibrada, demorando mais que o relógio. Cortou a meta 63 minutos e 13 segundos após o tiro de partida, no 305º lugar. Dentro do seu palpite, Vitor Manso demorou 64 minutos e 23 segundos a cortar a meta e a atacar o sapato, tarefas que o fizeram suar muito, na 344ª posição.

O último quarteto foi liderado por um lesionado Francisco Santos. Obteve a 389ª posição na meta, com a marca de 65 minutos e 07 segundos. Sendo, provavelmente, o atleta da equipa que mais vezes terminou a Corrida das Fogueiras, a par com Carlos Adão, Carlos Faria chegou ao fim na 491ª posição na meta, com o tempo de 67 minutos e 02 segundos. Na sua mente está já a próxima, que será a primeira como sexagenário. Raúl Correia demorou 1 hora 14 minutos e 41 segundos, sendo o 912º a cortar a meta. Por último Miguel Barba que pacientemente demorou mais de hora e meia, sendo 1504º no final.

O vencedor da 28ª Corrida das Fogueiras foi Nelson Cruz do Grupo Desportivo Unidos Caxienses, com a marca de 46 minutos e 24 segundos. Foi seguido por Paulo Guerra que demorou 47 minutos e 45 segundos. No sector feminino venceu a nossa conterrânea e amiga Madalena Carriço do Centro de Atletismo da Madeira.
________________________________________
Post Scriptum: A redacção do nosso blog gostaria de ter mais fotos, no entanto a fotógrafa de serviço revelou também alguma ansiedade na hora de captar os nossos atletas. É evidente que corremos muito rápido mas mesmo assim podia ter feito melhor. Alguns companheiros acabaram por não aparecer. Pelo facto, pedimos as nossas mais sinceras desculpas. Teremos que os compensar no futuro.
_________________________________________
Confira resultados em: