terça-feira, 10 de julho de 2007

Odivelas, 7 de Julho de 2007


6º Légua Nocturna Cidade de Odivelas – Sábado, 7 de Julho de 2007

Três frangos, três “pastéis” e sete taças de barro


Há corridas que são já clássicos para nós, embora sejam de criação ainda recente. No entanto, este ano, devido à proximidade da Corrida das Fogueiras, a nossa participação na 6º Légua Nocturna Cidade de Odivelas ficou reduzida a quatro elementos de Peniche mais três outros amigos que não são de Peniche. Para os mais jovens é importante a participação neste tipo de provas, como trampolim para provas mais longas.

Uma légua mais curta permitiu tempos recorde para os três mais novos, se estes pudessem ser homologados. Assim, um Carlos Correia a crescer de forma foi 7º da geral e 4º Sénior, demorando 15 minutos e 20 segundos. Ganhou um frango assado, pronto a comer, uma t-shirt da prova e uma taça de barro para poder comer o seu caldo verde. Não muito distante ficou Leandro Ribeiro, que descobriu que a táctica de partir “de trás para a frente” resulta e que dá outro alento, além de um frango. Obteve a marca de 16 minutos e 40 segundos, foi o 35º na meta e o 13º Sénior.

O final de tarde estava agradável, mas o percurso era difícil sobretudo para um cansado João Correia que viria a obter a sétima posição no escalão de Juniores. Na meta foi 88º, com o tempo de 18 minutos e 13 segundos. Dentro dos 100 primeiros também ganhou o seu frango. Dentro do nosso grupo o próximo foi Bruno Loução, ainda não muito habituado a estas andanças e a correr na sua terra. Demorou cerca de21 minutos obtendo a 224ª posição na meta. Foi ainda 46º Sénior.

Mais para trás ficaram os três “pastéis”. José Henriques, Francisco Santos e João Monteiro correram “nas calmas”, tendo uma perspectiva bem diferente de toda a corrida. No final e durante algum tempo, pensaram que não tinham direito à sua taça de barro, pois estas tinham acabado. Mais tarde foram descobertas as caixas que continham a taças e poderam receber o seu brinde único e que pode ficar para sempre.

Esta prova permite a participação de um leque muito alargado de atletas, com potencialidades bem diversas. O exemplo é a presença habitual de Adriano Gomes, atleta de outra geração, antigo atleta referência dos 800 metros, em representação do Benfica e de Portugal. Hoje com mais de 80 anos, depois de uma muito longa carreira, ainda termina a sua Légua Nocturna Cidade de Odivelas. Quero vê-lo ainda durante muitos anos, a completar a corrida com toda a jovialidade.

O vencedor da 6º Légua Nocturna Cidade de Odivelas foi o simpático Daniel Fernandes dos Leões Apelaçonenses, que cortou a meta com a marca de xx minutos e xx segundos. No sector feminino venceu Rita Simões do Sporting Clube de Portugal. Terminaram esta corrida 375 atletas.
_______________________________
Para conferir resultados e é preciso mesmo conferir, pois tiraram-nos a todos um lugar em relação à classificação que a organização atenciosamente nos tinha enviado, basta clicar em baixo: